Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Nova Imperatriz
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Nova Imperatriz
    Cultura

    O Impactante Roubo de Joias do Louvre: O Que Você Precisa Saber

    admin_nova_imperatrizBy admin_nova_imperatriz21 de outubro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
    Imagem do artigo
    O assalto ao icônico museu francês choca o mundo e levanta questões sobre segurança.

    Roubo no Louvre: Uma Operação Audaciosa

    Na manhã de 19 de outubro, o Louvre, um dos museus mais emblemáticos do mundo, foi alvo de um assalto audacioso que impressionou até os mais céticos. O ocorrido é ainda mais intrigante dado que uma série de TV, ‘Tremoço’, havia imaginado um roubo similar. Às 9h30, logo após a abertura ao público, um grupo de ladrões, aparentemente bem treinados, invadiu o museu em apenas sete minutos, levando consigo joias da coroa francesa que são verdadeiras relíquias de valor inestimável.

    Com uma escada presa a um caminhão, os criminosos conseguiram acessar a Galerie d’Apollon, na ala Petite Galerie do Louvre. Eles abriram uma janela do segundo andar utilizando uma rebarbadora, quebrando pelo menos duas vitrines para facilitar o roubo. Em questão de minutos, os ladrões fugiram em scooters Yamaha, desaparecendo rapidamente no trânsito parisiense e, em seguida, rumando para a rodovia.

    Joias Históricas e Seu Valor Incalculável

    Leia também: Rodrigo Cabral é Semifinalista do Prêmio Jabuti 2025 com ‘Refinaria’

    Fonte: rjnoar.com.br

    As autoridades francesas informaram que o saque incluiu oito valiosas joias da coroa, quase todas datadas do final da era napoleônica. Entre os itens roubados estava a deslumbrante tiara da Imperatriz Eugênia, repleta de 212 pérolas, 1.998 diamantes e 992 diamantes em lapidação rosa. Os ladrões também levaram o broche de fita da imperatriz, que ostenta 2.438 diamantes e 196 pedras lapidadas.

    Embora o valor exato dessa coleção seja difícil de determinar, não se trata de simples itens luxuosos; as joias fazem parte do patrimônio histórico da França e, por isso, são difíceis de comercializar por meios tradicionais. Especialistas acreditam que os criminosos podem tentar desmantelar as peças, derretendo os metais preciosos ou cortando as gemas para reduzir as chances de rastreamento e, assim, vender no mercado negro. Esse processo pode render milhões de euros aos ladrões.

    Desafiando a Segurança do Museu

    Independentemente do valor em dinheiro, o que chama a atenção é a audácia da operação. Alguns analistas apontam que os ladrões exploraram brechas nas medidas de segurança do Louvre, que enfrenta desafios constantes, como a escassez de pessoal e o crescente número de visitantes. Uma busca nacional e internacional está em andamento, e, embora ainda não existam suspeitos identificados, as autoridades estão analisando todas as imagens de câmeras de segurança disponíveis, incluindo um vídeo mostrando um dos ladrões em ação.

    Com tantas câmeras de vigilância espalhadas pela cidade, espera-se que surjam pistas valiosas que ajudem na identificação dos responsáveis. O presidente Emmanuel Macron manifestou sua indignação em relação ao incidente, prometendo que os culpados seriam rapidamente levados à justiça. Vale lembrar que o Louvre já foi alvo de um roubo notório no passado, quando Vincenzo Peruggia levou a famosa pintura da ‘Mona Lisa’ em 1911. Assim como naquele caso, muitos esperam que a história se repita e que as joias possam ser recuperadas.

    cultura francesa Louvre patrimônio histórico roubo de joias
    admin_nova_imperatriz
    • Website

    Related Posts

    Diretora do Louvre Reconhece Falhas na Vigilância Após Roubo Milionário

    23 de outubro de 2025

    Joias Roubadas do Louvre: Avaliadas em 88 Milhões de Euros

    23 de outubro de 2025

    Desafios para Ladrões do Louvre: O Dilema das Joias Roubadas

    23 de outubro de 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.