Nova Previsão para o Contorno de Santo Amaro da Imperatriz
Considerado uma solução potencial para aliviar o trânsito na região, o Contorno de Santo Amaro da Imperatriz enfrentará um atraso de cerca de um ano em seu projeto de engenharia. A ordem de serviço para a elaboração do referido projeto foi assinada em março de 2023, inicialmente com um prazo de conclusão de 18 meses. Contudo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prorrogou esse período até 2026.
Em uma nota oficial, o DNIT esclareceu que a extensão do contrato irá possibilitar melhorias técnicas relacionadas ao edital, incluindo estudos detalhados sobre o traçado e o plano funcional do contorno. Este projeto, com uma extensão de aproximadamente 7 quilômetros, prevê a construção de dois túneis, cinco viadutos e uma ponte, oferecendo uma nova alternativa de tráfego para os motoristas de Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz.
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Fonte: soudesaoluis.com.br
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Fonte: daquibahia.com.br
O investimento previsto para esta fase do projeto é de R$ 6,3 milhões. Esta obra tem como principal objetivo desviar o trânsito local, permitindo uma maior fluidez para os veículos que se direcionam ao litoral, à Serra e à região Oeste de Santa Catarina. Assim, o contorno se torna uma peça chave para melhorar a mobilidade e reduzir os congestionamentos na BR-282, que se encontra em estado crítico devido ao volume excessivo de veículos.
A BR-282, atualmente, apresenta um nível de saturação preocupante, exigindo intervenções imediatas para garantir que o fluxo de carros seja mantido. Os projetos de engenharia associados ao contorno são previstos para serem concluídos no primeiro trimestre de 2026, abrangendo um total de 80 KM em 16 trechos entre as cidades de Águas Mornas e Alfredo Wagner. Essa extensão de obras destaca a necessidade de investimentos em infraestrutura na região, que é vital para o desenvolvimento econômico local.
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Fonte: odiariodorio.com.br
Além disso, outras iniciativas estão sendo discutidas, como o investimento de um grupo uruguaio que injetará R$ 8 milhões em um novo restaurante e fábrica em um shopping em Santa Catarina. Outras propostas também estão em andamento, como a defesa de um emissário submarino para lidar com questões de esgoto em Florianópolis e a criação de um corredor exclusivo para a SC-401, que atenderá apenas 4% do fluxo atual. Enquanto isso, o desenvolvimento da Beira-Mar em São José avança, mas o atraso nas obras em Florianópolis levanta preocupações sobre o impacto no crescimento urbano.
