Educação Ambiental em Foco
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), promoveu o seminário intitulado “O Estado da Arte da Educação Ambiental no Amazonas”. O evento, que aconteceu no dia 29 de janeiro, teve como propósito celebrar o Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado em 26 de janeiro. O auditório da Ciência, localizado na sede do Inpa, foi o cenário de uma série de palestras e painéis conduzidos por especialistas renomados, tanto locais quanto de outras partes do Brasil.
Elton de Oliveira, secretário em exercício da Semmas, enfatizou a relevância do seminário para a valorização da Educação Ambiental. “Parabenizo a equipe da Semmas que, diariamente, se dedica a conscientizar a população sobre o respeito ao meio ambiente. Se buscarmos um futuro sustentável, é fundamental cuidar da natureza desde já”, comentou o gestor, refletindo sobre a urgência das ações em prol do meio ambiente.
Debates Relevantes sobre Educação Ambiental
No seminário, o diretor do Inpa, professor e doutor Henrique dos Santos Pereira, apresentou a palestra “Educação Ambiental como Estratégia de Enfrentamento ao Negacionismo Ambiental e Climático na Amazônia”. Este tema, de extrema importância, abordou os desafios enfrentados na região em relação ao negacionismo que permeia as questões ambientais e climáticas.
Após a palestra de abertura, um painel virtual contou com a presença de dois especialistas nacionais. Sob a coordenação do doutor Marcos Sorrentino, do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e da professora Maria Henriqueta Raymundo, da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA) e da Plataforma MonitoraEA, o painel discutiu “O Estado da Arte da Educação Ambiental no Brasil”, trazendo uma visão abrangente sobre as práticas e políticas de educação ambiental em todo o país.
Panorama Local e Futuro Sustentável
Dando sequência aos debates, Edilene Barbosa, representando a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Amazonas (CIEA-AM), apresentou o painel “Estado da Arte da Educação Ambiental no Amazonas”. Em uma discussão focada nas peculiaridades da educação ambiental na região, a representante destacou a importância de iniciativas que visem à conscientização sobre a riqueza e a fragilidade do ecossistema amazônico.
O seminário também contou com o painel “O Estado da Arte da Educação Ambiental em Manaus”, onde o professor Arone do Nascimento Bentes, subsecretário de Gestão Educacional da Semed, e Eriany da Silva Paiva Souza, diretora do Departamento de Arborização e Sustentabilidade da Semmas, compartilharam experiências práticas e estratégias educacionais voltadas para a sustentabilidade na capital amazonense.
Por fim, a professora doutora Genoveva de Azevedo, do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental do Inpa (Lapsea/Inpa), e a professora doutora Luiza Magalli Pinto Henriques, Coordenadora-Geral do CGEE, realizaram a palestra de encerramento com o tema “Construindo o Mapa do Caminho da Educação Ambiental no Amazonas”. Esta apresentação traçou perspectivas futuras e apontou caminhos para o fortalecimento das iniciativas de educação ambiental na região, promovendo uma reflexão sobre as práticas que podem ser adotadas por educadores e instituições.
