Avanços na Gestão Hospitalar com Lean Healthcare
Na manhã desta quarta-feira (11), o Hospital Municipal de Imperatriz, conhecido como HMI Socorrão, recebeu uma importante capacitação promovida pelo Ministério da Saúde. O treinamento, liderado por um Consultor Técnico do Ministério, deu início à implementação do projeto Lean nas emergências do hospital. O principal objetivo dessa metodologia é otimizar indicadores relacionados ao tempo de permanência dos pacientes, à gestão de leitos e ao fluxo hospitalar.
A filosofia Lean Healthcare, que enfatiza a eliminação de desperdícios e a criação de um fluxo contínuo, visa transformar a gestão dos hospitais públicos e filantrópicos, buscando a racionalização de recursos e a maximização do uso de espaços e insumos. O Socorrão foi integrado ao projeto em setembro de 2025, numa ação conjunta do Ministério da Saúde com hospitais de referência. Para o HMI, o Hospital Moinhos de Vento serviu como modelo, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).
Desde sua inclusão no projeto, os profissionais do hospital têm participado de diversas capacitações. Em fevereiro, uma equipe composta por representantes das áreas de manutenção, higienização, enfermagem, o Núcleo Interno de Regulação (NIR) e o Pronto Socorro esteve em Brasília para participar do ciclo 10 de capacitações sobre Lean nas Emergências, uma iniciativa também do Ministério da Saúde.
“Atualmente estamos na fase de implementação do projeto e nosso principal foco é aprimorar o atendimento no pronto socorro. Para isso, vamos reorganizar os fluxos, eliminar desperdícios, utilizar insumos de maneira consciente e otimizar a rotatividade de leitos. O objetivo é reduzir o tempo de permanência dos pacientes no pronto socorro. Com essa metodologia, teremos mais controle desde a entrada até a saída dos pacientes, trazendo benefícios tanto para os usuários quanto para a equipe de servidores”, explicou Hustânia Sousa, coordenadora de manutenção e OPME do hospital.
O projeto Lean envolve uma colaboração abrangente de toda a equipe e setores de apoio do Socorrão, incluindo manutenção, almoxarifado, serviço social, coordenações administrativas e lavanderia. Thiago Malta, consultor Técnico de Projetos do Ministério da Saúde, destaca que essa integração busca melhorar significativamente os indicadores de tempo de permanência, gestão de leitos e fluxo de pacientes no hospital.
