Nova iniciativa transforma ensino com tecnologia e inovação na cidade
A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou, nesta quinta-feira (12), a entrega oficial do Laboratório Maker Professora Dilice Furtado da Silva, na Escola Municipal Professor José Siney Ferraz. Esse projeto faz parte do Programa Mais Ciência na Escola, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e o Projeto Inova Parque – Rede Laboratorial de Inovação para uma Ciência Criativa.
O laboratório será destinado a dez alunos bolsistas e um professor, que receberão apoio financeiro com bolsas de pesquisa durante 12 meses. A proposta visa transformar a escola em um ambiente dinâmico de investigação e experimentação, além de incentivar o letramento científico e tecnológico. A ideia é aproximar a educação básica das práticas de pesquisa e inovação, proporcionando uma aprendizagem mais significativa, conectada aos desafios enfrentados pela comunidade.
O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, enfatizou a relevância do projeto para a educação municipal e expressou sua gratidão à equipe envolvida na implementação. “Agradeço a chance de trazer melhorias para a comunidade. Com a inauguração do segundo laboratório maker, chegamos a 14 laboratórios na cidade, fazendo de Imperatriz a cidade brasileira com o maior número de unidades desse programa. Essa conquista é resultado de diálogo, foco e propósito. Agradeço à secretária Genilza Sipião, à equipe da SEMED, à Vanessa, à secretária de Ensino Rai e a todos os que trabalham para fornecer aos alunos ferramentas que promovam aprendizado e crescimento”, destacou.
A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito, da secretária municipal de Educação, Genilza Sipião, além de secretários municipais, representantes da SEMED, da reitoria da UEMASUL, da coordenação do Projeto Inova Parque, vereadores, gestores escolares e membros da comunidade.
Transformando a Educação Pública com a Cultura Maker
A coordenadora do Projeto Inova Parque – Programa Mais Ciência na Escola no Maranhão, Professora Doutora Liriane Gonçalves Barbosa, ressaltou que Imperatriz se destaca por receber o maior número de laboratórios do programa em todo o Brasil. “O intuito do projeto é revolucionar a educação pública através da cultura maker, voltada para o desenvolvimento de projetos que busquem soluções para questões reais enfrentadas nas escolas e nas comunidades”, afirmou.
A secretária adjunta de Educação, Vanessa Pereira, também enfatizou a parceria entre a Prefeitura e a UEMASUL na implementação dos laboratórios na Rede Municipal de Ensino. Segundo ela, essa iniciativa é um passo importante para o cumprimento das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente na área de computação, ampliando as oportunidades de aprendizado. “A colaboração entre a Prefeitura e a UEMASUL na criação dos laboratórios maker tem sido crucial para os alunos, principalmente nas escolas que estão recebendo esses espaços. O laboratório respalda o trabalho da BNCC Computação e promove atividades práticas, motivando os alunos a se aprofundarem em ciência computacional, desenvolvendo habilidades que vão além da matemática e ciências”, comentou Vanessa Pereira.
Depoimentos que Refletem a Transformação na Aprendizagem
A estudante do 7º ano, Laura Emanuelly Noleto da Silva, compartilhou suas expectativas em relação ao novo laboratório. “O laboratório vai contribuir significativamente para o nosso aprendizado, pois oferece recursos tecnológicos que não tínhamos antes. Isso certamente vai melhorar nosso desempenho nas atividades”, afirmou. Laura também expressou seu entusiasmo pelas aulas que envolvem tecnologia e internet: “Estou interessada em aprender mais sobre a internet e tecnologia. Acredito que é fundamental buscar novos conhecimentos e me aprofundar nessa área”, disse.
A Rede Municipal de Ensino de Imperatriz deve contar, até 2026, com um total de 14 laboratórios maker. Para isso, 14 professores e 140 alunos serão contemplados com bolsas de pesquisa durante um ano, conforme estipulado no programa, com a finalidade de incentivar a realização de projetos e atividades nas escolas participantes.
Uma Homenagem à Professora que Inspirou Gerações
O laboratório também presta uma homenagem à professora Dilice Furtado da Silva, que dedicou 30 anos de sua vida à educação municipal. Com uma trajetória que começou em 1986, ela lecionou Matemática em diversas escolas da Rede Municipal de Ensino, como Rui Barbosa, José de Alencar, São Vicente de Paula e Santa Laura, contribuindo para a formação de inúmeras gerações de estudantes.
