Consulta Pública Reflete Compromisso com a Diversidade
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) criou, em novembro, uma Comissão Organizadora que ficará encarregada de conduzir uma consulta pública sobre a minuta que estabelece a política de prevenção, acolhimento e enfrentamento aos assédios, racismo e todas as formas de discriminação dentro da instituição. Essa ação demonstra a determinação da gestão universitária em promover a transparência e a participação ativa da sociedade na formulação de normas que visem a proteção dos direitos e a dignidade no ambiente acadêmico.
A minuta que será discutida foi elaborada pela Câmara Permanente de Prevenção, Acolhimento e Enfrentamento às Situações de Assédio Moral, Sexual e Todas as Formas de Discriminação, definida pela Portaria nº 144, datada de 11 de abril de 2024. O desenvolvimento do documento envolveu um grupo de trabalho específico e passou por uma análise cuidadosa por parte dos membros da Câmara, garantindo um debate técnico e diversificado. A proposta foi moldada a partir de uma perspectiva interseccional, visando incluir as diferentes formas de opressão que afetam a diversidade da comunidade universitária.
A consulta pública ocorrerá em breve e pretende fomentar o diálogo com estudantes, servidores técnicos, docentes e outros membros da comunidade acadêmica. O objetivo é aprimorar a política institucional através da participação ativa dos envolvidos. Um edital será publicado, apresentando as etapas, prazos e meios de participação, que incluirão audiências públicas e outras ações de comunicação para engajar todos os interessados durante o período de consulta.
Com essa proposta, a UFBA reafirma seu compromisso em co-construir políticas institucionais que promovam um ambiente de respeito, acolhimento e enfrentamento a todas as formas de discriminação. Essa iniciativa é um importante passo para fortalecer o compromisso da universidade com a equidade e os direitos humanos, refletindo uma cultura de respeito e inclusão no ambiente acadêmico.
