Novidades da Copa do Brasil 2026
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou as datas e o formato da Copa do Brasil 2026, que terá um aumento significativo de participantes, passando de 92 para 126 clubes. Este número representa um acréscimo de 34 equipes em relação à edição anterior. Entre as principais novidades está a decisão do torneio, que será disputada em jogo único, além da inclusão de uma vaga para o vice-campeão na fase preliminar da Copa Libertadores de 2027.
As datas base para a primeira fase estão estabelecidas para os dias 18 e 19 de fevereiro de 2026, enquanto a grande final está marcada para o dia 6 de dezembro. De acordo com o regulamento, os jogos da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª fases e a final (9ª fase) acontecerão em partidas únicas, enquanto as semifinais (5ª e 6ª fases) serão realizadas em jogos de ida e volta.
Calendário das Fases da Copa do Brasil
A tabela de datas das fases da competição foi divulgada e segue conforme abaixo:
Datas da Primeira Fase:
Primeira: 18 e 19 de fevereiro
Segunda: 25 ou 26 de fevereiro e 4 ou 5 de março (ida e volta)
Terceira: 11 ou 12 de março
Quarta: 18 ou 19 de março
Quinta: 22 ou 23 de abril e 13 ou 14 de maio (ida e volta)
Oitavas de Final: 1 ou 2 de agosto e 5 ou 6 de agosto (ida e volta)
Quartas de Final: 26 ou 27 de agosto e 2 ou 3 de setembro (ida e volta)
Semifinal: 1 e 8 de novembro
Final: 6 de dezembro
Formato de Disputa
O formato da Copa do Brasil 2026 traz uma estrutura de grupos onde os clubes participantes foram segregados em três subdivisões. O primeiro grupo é formado pelos clubes da Série A, enquanto o segundo inclui os campeões da Copa do Nordeste, da Copa Verde e dos Campeonatos Brasileiros das Séries C e D de 2025. Os demais times estarão no terceiro grupo. Na primeira fase, 28 clubes serão selecionados entre os piores ranqueados no Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2026.
O sorteio definirá os confrontos entre um clube do bloco 1 (que engloba os 14 melhores do ranking) e um clube do bloco 2 (15º a 28º). Na fase seguinte, os 14 classificados da 1ª fase se juntarão a 74 clubes do grupo 3, sendo o sorteio responsável por determinar os mandos de campo e os chaveamentos das 3ª e 4ª fases.
Na terceira fase, os 44 classificados da 2ª fase se enfrentarão com os 4 clubes do segundo grupo. Em seguida, 24 clubes avançarão da 3ª fase. Na quinta fase, os 12 classificados da 4ª fase se juntarão a 20 do grupo 1, sendo que um novo sorteio será realizado para definir os confrontos entre os clubes dos dois blocos, que variam de 1º a 16º e de 17º a 32º no RNC 2026.
Clubes Participantes
Os clubes que estarão na Copa do Brasil 2026 são:
Grupo 1: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Atlético Mineiro, São Paulo, Fluminense, Botafogo, Athletico Paranaense, Bahia, Vasco da Gama, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Red Bull Bragantino, Santos, Vitória, Coritiba, Mirassol, Chapecoense, Remo.
Grupo 2: Paysandu, Ponte Preta, Confiança, Barra.
Grupo 3: Galvez, Independência-AC, Vasco-AC, ASA, CRB, CSA, Penedense, Amazonas, Manauara, Manaus, Nacional-AM, Independente-AP, Oratório, Trem, Atlético-BA, Jacuipense, Juazeirense, Porto, Ceará, Fortaleza, Maracanã, Tirol, Capital, Ceilândia, Gama, Desportiva, Porto Vitória, Rio Branco, Anápolis, Atlético-GO, Goiás, Vila Nova, IAPE, Imperatriz, Maranhão, América-MG, Athletic, Betim, Tombense, Uberlândia, Pantanal, Ivinhema, Operário-MS, Cuiabá, Mixto, Operário-MT, Primavera-MT, Águia de Marabá, Bragantino-PA, Castanhal, Tuna Luso, Botafogo-PB, Serra Branca, Sousa, Maguary, Retrô, Santa Cruz, Sport, Altos, Fluminense-PI, Piauí, Azuriz, Cianorte, Londrina, Maringá, Operário-PR, Boavista, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa-RJ, Sampaio Corrêa, Volta Redonda, ABC, América-RN, Laguna, Guaporé, Ji-Paraná, Porto Velho, Baré, GAS, Monte Roraima, Caxias, Guarany de Bagé, Juventude, São Luiz, Ypiranga, Avaí, Figueirense, Joinville, Santa Catarina, América-SE, Itabaiana, Lagarto, Guarani, Novorizontino, Portuguesa-SP, Primavera-SP, São Bernardo, Velo Club, Araguaína, Capital-TO, Tocantinópolis.
