Mudanças na Copa do Brasil 2026
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na noite de ontem, as datas e o novo formato da Copa do Brasil 2026, que agora contará com 126 clubes, um aumento de 34 em comparação com a edição anterior. Essa reformulação promete trazer novas dinâmicas e mais emoção aos torcedores e times de diversas partes do país.
Os clubes foram organizados em três grupos distintos. O primeiro inclui os representantes da Série A, enquanto no segundo estão os campeões da Copa do Nordeste, da Copa Verde e dos Campeonatos Brasileiros das Séries C e D da temporada 2025. O restante dos times integra a terceira subdivisão.
É importante ressaltar que os times da Série A farão sua estreia apenas na quinta fase da competição, programada para os dias 22 ou 23 de abril (jogos de ida) e 13 ou 14 de maio (jogos de volta). Esta mudança é significativa, já que anteriormente, os clubes que também participavam da Copa Libertadores começavam a competição na terceira fase.
A grande final está marcada para o dia 6 de dezembro, em um jogo único, e, em caso de empate, a decisão do título será feita nos pênaltis. Outra novidade é que a Copa do Brasil irá oferecer duas vagas para a Libertadores: uma para a fase de grupos e outra para a fase preliminar. Se o time campeão já tiver garantido sua participação por outra competição, a vaga na fase de grupos será concedida ao vice-campeão, enquanto a vaga preliminar retornará ao Campeonato Brasileiro.
Entendendo o Novo Formato da Copa do Brasil
Na Primeira Fase, competem 28 clubes do grupo 3, os piores ranqueados no Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2026. A data-base para esses confrontos será nos dias 18 ou 19 de fevereiro, com jogos únicos. Os confrontos serão definidos a partir de um sorteio onde um clube do bloco 1 (1º a 14º melhores do ranking) enfrentará um clube do bloco 2 (15º a 28º do ranking), sendo que o melhor ranqueado se depara com o pior ranqueado, e assim por diante.
A Segunda Fase incluirá 14 classificados da Primeira Fase e 74 clubes restantes do grupo 3. As datas para os jogos de ida e volta estão agendadas para 25 ou 26 de fevereiro e 4 ou 5 de março, respectivamente. A definição dos confrontos será feita por sorteio, o que também determinará os mandos de campo e chaveamentos das Fases 3 e 4.
Na Terceira Fase, entram 44 clubes classificados da Segunda Fase e os 4 times do grupo 2, com jogos programados para 11 ou 12 de março. A Quarta Fase contará com 24 clubes classificados da Terceira Fase e acontecerá nos dias 18 ou 19 de março.
A Quinta Fase, que será a penúltima antes das eliminatórias, terá a participação dos 12 classificados da Quarta Fase e os 20 do grupo 1. Os jogos estão previstos para os dias 22 ou 23 de abril e 13 ou 14 de maio. Assim como nas fases anteriores, os confrontos serão definidos por sorteio, onde os clubes serão divididos em dois blocos.
Após essas etapas, as Oitavas de Final envolverão 16 clubes classificados, com jogos marcados para 1 ou 2 de agosto e 5 ou 6 de agosto. As Quartas de Final contarão com os oito melhores, com datas para 26 ou 27 de agosto e 2 ou 3 de setembro. Já a Semifinal, envolvendo quatro clubes, acontecerá nos dias 1 e 8 de novembro. Por fim, a Final será disputada em 6 de dezembro.
Participantes da Copa do Brasil 2026
No Grupo 1 estão renomados times como Flamengo, Corinthians, Palmeiras e Atlético Mineiro. O Grupo 2 é composto por equipes como Paysandu e Ponte Preta, enquanto o Grupo 3 inclui uma série de clubes de diversas regiões, como Galvez, Independência-AC, e muitos outros, totalizando uma enorme diversidade de participantes.
