Capacitação em Educação Ambiental na Sema
No Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado em 26 de janeiro, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) anunciou uma série de cursos gratuitos voltados à capacitação do público em geral. A iniciativa é uma ação da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), que, entre janeiro e novembro de 2025, realizou 107 eventos de formação, impactando mais de 4.260 pessoas.
A proposta das formações é inovadora e interativa, buscando envolver os participantes por meio de metodologias que priorizam experiências vivenciais e lúdicas, alinhadas ao contexto local e às vivências de cada um. Segundo Sérgio Mota, orientador da Célula de Educação Ambiental da Coeas, a agenda de 2025 incluiu 43 palestras, 19 cursos e 45 oficinas, todas com o objetivo de promover a consciência ambiental.
Um dos principais cursos oferecidos é o de “Multiplicadores em Educação Ambiental”, que visa capacitar indivíduos a se tornarem agentes transformadores em suas comunidades. O conteúdo programático abrange desde conceitos fundamentais da ecologia e a evolução da educação ambiental até abordagens práticas sobre gestão de resíduos, recursos hídricos, biodiversidade cearense, licenciamento ambiental e agroecologia.
Além disso, o curso discute a legislação ambiental brasileira e estadual, promovendo uma visão sistêmica sobre a natureza. Os participantes são incentivados a planejar projetos e a adotar metodologias participativas que favoreçam mudanças de hábitos e práticas sustentáveis no dia a dia.
Para aqueles interessados em participar, a Sema orienta que municípios ou organizações entrem em contato para solicitar a capacitação. Os interessados podem enviar um e-mail para educacaoambiental@sema.ce.gov.br ou ligar para os números (85) 3108-2778 e (85) 3108-2779. A Coeas também disponibiliza uma apostila sobre formação de multiplicadores, que pode ser acessada online.
Em 2025, a Sema registrou um aumento significativo no número de solicitações para capacitações, como destaca Sérgio Mota: “Realizamos cursos em mais de 50 localidades, levando educação ambiental a todas as regiões do estado”. O Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental, com carga horária total de 60 horas, é direcionado a professores, servidores públicos, Agentes Jovens Ambientais, estudantes, representantes de ONGs, lideranças sindicais e membros de comunidades tradicionais.
De acordo com a secretária Vilma Freire, a missão da Sema é proteger os recursos naturais do Ceará, promovendo o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população. Para ela, a educação ambiental é fundamental para que esses objetivos sejam alcançados. “Cabe a nós, que fazemos a Sema, elaborar e implementar políticas de educação ambiental que integrem todos os nossos projetos e envolvam o máximo de atores sociais”, afirma.
A secretária também ressalta a importância do educador ambiental no processo de conscientização e mudança de atitudes em relação ao meio ambiente. “Eles são protagonistas ao levar temas sobre ecologia e sustentabilidade aos nossos públicos, mesmo nos municípios mais afastados”, conclui Vilma Freire.
Capacitações Sobre Prevenção de Incêndios Florestais
A educação ambiental promovida pela Sema não se limita apenas aos cursos da Coeas. Em 2025, a Coordenadoria da Biodiversidade (Cobio), através do Comitê Estadual de Prevenção, Monitoramento e Controle de Queimadas e Combate a Incêndios Florestais (Previna), também realizou nove capacitações em municípios para a prevenção e combate a incêndios.
A coordenadora do Previna, Carol Matos, informa que as capacitações continuarão em 2026, com um conjunto de ações e estratégias planejadas anualmente e avaliadas em conjunto com o Comitê. Essas ações incluem cursos, seminários, e atividades de divulgação e combate a incêndios. “Capacitamos sobre prevenção, sempre no contexto da educação ambiental”, destaca.
