Iniciativas que Transformam a Conscientização Socioambiental
Desde muito nova, Valéria Miranda, uma garota de nove anos, vive em sintonia com a natureza em Caucaia, no Ceará. Ela aprendeu a importância de cuidar do meio ambiente para que possa continuar desfrutando de momentos ao ar livre, cercada por árvores e pássaros, respirando um ar puro. ‘Gosto de brincar, plantar flores e cuidar da minha família. Aprendi no projeto que, separando os resíduos, posso criar brinquedos como casinhas e carrinhos. Ensinei isso aos meus dois irmãos’, compartilha Valéria.
Ela faz parte do projeto Ecocidadão, uma iniciativa socioeducativa desenvolvida pela Marquise Ambiental, uma empresa dedicada a soluções e serviços ambientais. Em colaboração com outras instituições, o Ecocidadão mantém a escola Novo Destino, que oferece reforço escolar a estudantes de baixa renda durante o contraturno das aulas regulares.
Os alunos, além de aprenderem matemática e língua portuguesa, também têm oportunidade de vivenciar experiências práticas. O professor Arley Alves dos Santos explica: ‘Essas atividades desenvolvem competências essenciais para o dia a dia. Trabalhamos a educação ambiental por meio da reciclagem’.
O diretor-presidente da Marquise Ambiental, Hugo Nery, destaca que a educação ambiental não é apenas uma obrigação contratual, mas uma parceria baseada na confiança que beneficia todos os envolvidos. A empresa atua na coleta seletiva em 11 cidades de seis estados e acredita que o envolvimento da população é crucial para o sucesso das iniciativas.
‘Quando os moradores de um bairro começam a entender a importância da separação de resíduos, facilita muito nosso trabalho. A ideia é olhar para o futuro e pensar em como podemos melhorar’, ressalta Nery.
Ferramentas de Aprendizado e Conscientização
Em uma dessas iniciativas, Valéria e mais de 700 crianças e jovens puderam desfrutar do filme de animação ‘O Presente de Cecília’. A história gira em torno de uma menina que, com o apoio de um amigo do futuro, transforma hábitos prejudiciais ao meio ambiente por meio de práticas sustentáveis. ‘Aprendi que cuidar do meio ambiente é tão importante quanto cuidar da minha saúde. Espero que no futuro tenhamos uma natureza limpa para que ninguém fique doente’, afirma a aluna.
Assim como Valéria, a universitária Lorena Ribeiro, de 23 anos, também valoriza o equilíbrio ambiental. Natural de Tutóia, no Maranhão, Lorena cresceu em contato com manguezais e restingas, e foi incentivada por seus pais a cuidar da natureza. ‘Meus pais sempre me ensinaram que cuidar do meio ambiente nos beneficia, mas também ajuda os animais e as plantas que vivem nele’, explica.
A jovem está cursando Biologia no Instituto Federal do Maranhão em Barreirinhas e se dedica a projetos de conservação, sendo voluntária na iniciativa Guardiões do Futuro, promovida pela Fundação Grupo Boticário. Em dezembro de 2025, ela participou da restauração de 30 hectares de restinga no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde foram plantadas 600 mudas nativas para recuperar uma área devastada irregularmente.
A ação não só preservou um ecossistema vital, como também contribuiu para a conscientização da comunidade local. ‘A educação ambiental é uma ponte entre nossas ações e o que queremos alcançar. Nossas escolhas hoje impactam o futuro das próximas gerações’, ressalta Lorena.
A Cadeia de Transformação Ambiental
Por meio da disseminação e multiplicação de conhecimentos, Valéria, Arley, Lorena e a Marquise Ambiental fazem parte de uma rede de agentes de transformação que busca promover mudanças significativas. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) considera a educação ambiental uma estratégia central para enfrentar a crise das mudanças climáticas e a perda de biodiversidade.
Desde 1975, o Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado em 26 de janeiro, visa promover uma maior conscientização sobre questões ambientais e climáticas, incentivando as novas gerações a adotarem práticas sustentáveis e a contribuírem para um futuro melhor, alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
