Uma Palestra Transformadora
Com o fim do ano letivo se aproximando, os educadores se empenham em cultivar uma semente crucial: a educação. Como professora, dedico meu dia a dia a essa missão. Recentemente, tive a oportunidade de convidar o Museu do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil para falar com meus alunos. O Suboficial Rodney, um Fuzileiro Naval que também é professor de História, aceitou meu convite com entusiasmo. Ele atua como Supervisor e Guia do Museu Histórico dos Fuzileiros Navais e, após receber autorização do Comandante, Capitão de Corveta Esley Teixeira, comprometeu-se a contribuir de forma educativa e motivacional com meus alunos.
Após resolver os trâmites administrativos, chegou o tão aguardado dia da palestra. A chegada do Suboficial Rodney à escola suscitou a atenção imediata dos alunos, que ouviam suas palavras com firmeza e competência, características dos verdadeiros mestres. Durante a apresentação, ele usou vídeos e informações sobre as atividades da Marinha do Brasil, as ações dos Fuzileiros Navais e as oportunidades de carreira nesse importante Corpo. Era evidente que os jovens começaram a traçar planos para o futuro durante sua fala.
Um Modelo de Superação
O ponto alto da palestra foi quando o Fuzileiro Naval compartilhou sua própria história. Ele revelou que também veio de uma escola municipal próxima e compreende as dificuldades enfrentadas por jovens que, como ele, são negros e vêm de comunidades carentes. A sua realidade é a prova de que é possível mudar a trajetória e deixar para trás o ciclo de fracasso e escassez. Essa mensagem ressoou profundamente entre os estudantes, que perceberam que o caminho do bem é uma escolha que pode quebrar as correntes que muitas vezes os aprisionam em situações desfavoráveis.
A transformação do menino que um dia estudou na mesma escola municipal até se tornar Suboficial da Marinha do Brasil é um testemunho poderoso de que a educação é a chave para a ascensão socioeconômica. O Fuzileiro Naval Rodney não apenas compartilhou suas experiências, mas também incentivou os alunos a sonharem grande. A possibilidade de viajar por diversos países e conhecer como a Marinha atua em diferentes nações pode soar distante para alguns, mas é um objetivo a ser alcançado.
Impacto a Longo Prazo
Realizada em dois momentos de uma escola da Zona Norte do Rio, a palestra deixou marcas que só deverão ser percebidas ao longo do tempo. Embora tanto eu quanto o Fuzileiro Naval Rodney não estejamos presentes para ver os frutos desse trabalho, acredito que o impacto das palavras e orientações proferidas por ele será celebrado nas mudanças sociais que provavelmente ocorrerão. A educação é, sem dúvida, um farol que guia esses jovens, que atualmente enfrentam uma infinidade de opções infrutíferas, para um futuro mais promissor.
Assim, encerramos a palestra com o lema dos Fuzileiros Navais: Adsumus! (que significa, aqui estamos). Essa simples palavra carrega um profundo significado de presença e compromisso com o futuro.
