Orientações Práticas em Saúde Mental
Agência FAPESP – O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba), em colaboração com o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), lançaram um guia prático que oferece orientações sobre como avaliar, intervir e encaminhar 15 situações relacionadas à saúde mental na Atenção Primária. Este material é direcionado a profissionais da saúde e visa apoiar a gestão de casos comuns, agregando diretrizes práticas para o reconhecimento, manejo e encaminhamento de pacientes com diversas demandas.
O CISM, parte dos Centros de Pesquisa Aplicada (CPAs) da FAPESP, está situado na Universidade de São Paulo (USP) e mantém parcerias com as universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Esta publicação é resultado do projeto “Intervenção Educativa em Saúde Mental”, desenvolvido em conjunto pela UniFAJ e CISM, com foco na capacitação de profissionais da rede de Atenção Básica do município de Jaguariúna, em São Paulo. Durante o projeto, foram oferecidas 18 aulas remotas, com frequência semanal.
Com um total de 82 páginas organizadas de maneira tópica, o guia aborda de forma sistemática desde condições comuns na infância e adolescência, como o TDAH e atrasos no desenvolvimento, até questões que impactam a saúde mental de adultos. O documento apresenta de forma prática as 15 situações mais frequentes no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Os tópicos discutidos vão desde problemas recorrentes na infância, como desatenção, irritabilidade e atrasos no desenvolvimento, até condições prevalentes na vida adulta, como a ansiedade”, explica a psiquiatra Fernanda Lucia Capitanio Baeza, uma das organizadoras do material e pesquisadora do CISM.
O guia pode ser acessado para download em: mailchi.mp/cism/guiarapido. Caso prefira uma versão impressa (também gratuita), os interessados podem solicitar pelo e-mail comunicacao@cism.org.br.
