Iniciativas para Fortalecer a Saúde Pública em Joinville
A Secretaria da Saúde de Joinville apresentou, nesta semana, a versão final do Plano Municipal de Saúde para o período de 2026 a 2029. A apresentação foi feita aos gestores da secretaria e marca um passo importante na gestão da saúde local.
Este plano, que recebeu apreciação e aprovação do Conselho Municipal de Saúde, é um documento essencial para a administração pública, pois estabelece as diretrizes, objetivos e metas que guiarão as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) em Joinville até 2029. Além disso, permite a avaliação e o acompanhamento dos resultados alcançados ao longo do quadriênio.
A secretária da Saúde de Joinville, Daniela França Cavalcante, destacou a importância do plano, afirmando: “Este documento reflete o compromisso da gestão municipal em melhorar a saúde da população. E é o nosso compromisso, enquanto gestores da saúde, conhecer e ser os guardiões deste plano porque é o nosso papel executá-lo. Esta é a base do processo de construção do SUS e o Plano Municipal de Saúde é uma parte muito importante disso.”
O Plano Municipal de Saúde foi elaborado com a colaboração de várias equipes, incluindo gestores da Secretaria da Saúde, membros do Conselho Municipal de Saúde e representantes do Hospital Municipal São José. A formulação do plano seguiu diretrizes aprovadas durante a última Conferência Municipal de Saúde, realizada em 2023.
No documento, constam oito diretrizes que orientam os objetivos e metas para o desenvolvimento da saúde pública na cidade. Entre as principais iniciativas estão o fortalecimento da Atenção Primária, a universalização do acesso à saúde pela população, a promoção e a prevenção de doenças, bem como a ampliação de ações digitais no SUS. A qualificação da gestão municipal e o fortalecimento das ações de vigilância em saúde também foram destacados como prioridades.
A diretora de Gestão Estratégica da Saúde de Joinville, Aline Berkenbrock, explicou que a execução do plano contará com uma estrutura dedicada ao planejamento estratégico, além de uma área focada na gestão de projetos e indicadores. “Essas ferramentas são essenciais para o acompanhamento de nossos indicadores de saúde,” ressaltou. Aline também enfatizou a importância do papel dos gestores em alimentar os dados, permitindo assim um monitoramento em tempo real das ações implementadas na saúde.
Com a implementação deste plano, Joinville se compromete a aprimorar os serviços de saúde, assegurando que as necessidades da população sejam atendidas de maneira eficaz e integrada. A expectativa é que, ao final do quadriênio, a saúde municipal não apenas alcance, mas supere as metas estabelecidas, contribuindo significativamente para a qualidade de vida da população joinvilense.
