Inscrições para o Projeto Férias na Escola
Os interessados em participar do Projeto Férias na Escola, promovido pela rede estadual de ensino da Bahia, têm até esta sexta-feira (9) para se inscrever. Essa etapa é fundamental para garantir a inclusão de alunos e oficineiros no programa, que ocorre durante o recesso escolar, entre 12 e 30 de janeiro. Até o fim da quinta-feira (8), cerca de 20 mil estudantes de 866 escolas e 4.241 comunidades ao redor dessas instituições em 370 municípios já haviam confirmado sua participação.
Os oficineiros devem se apresentar pessoalmente na escola onde estarão ministrando as atividades, portando a documentação exigida: RG, CPF, comprovante de residência e uma certidão de antecedentes criminais atualizada. Além disso, é imprescindível que eles apresentem comprovação de sua capacidade técnica para conduzir as oficinas, documento que pode ser fornecido por associações ou entidades relevantes, especialmente para atividades como capoeira, futsal e outras manifestações culturais e esportivas. Se o oficineiro já tiver um emprego formal, deverá também apresentar um atestado que comprove seu horário de trabalho, além de assinar o termo de compromisso e o formulário de inscrição em duas vias.
Oficinas e Atividades Diversificadas
Durante a execução do Projeto Férias na Escola, as unidades escolares oferecerão uma ampla gama de experiências em arte, cultura, esporte, lazer, saúde e bem-estar. Realizadas por voluntários, essas oficinas têm o objetivo de incentivar o protagonismo juvenil e a participação da comunidade, promovendo o diálogo através de diferentes linguagens, que incluem cultura corporal, tecnologia, comunicação e práticas identitárias, como o Projeto Capoeira das Escolas. Os horários das oficinas serão anunciados em breve.
Nesse período, os estudantes que participarem do projeto terão acesso a refeições diárias, assegurando assim a segurança alimentar e a permanência deles nas atividades. Aqueles que desejam participar das oficinas devem se dirigir à escola onde estão matriculados para realizar sua inscrição. Para estudantes que estejam fora de sua cidade natal durante as férias, a opção de inscrição está disponível na escola estadual da localidade onde se encontram. Para fazê-lo, é necessário apenas se identificar como aluno da rede estadual. Além disso, alunos do 9º ano de escolas municipais também poderão inscrever-se nas oficinas das escolas estaduais.
Iniciativa da Secretaria da Educação
O Projeto Férias na Escola, criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), abre as portas das escolas que se registraram no Sistema de Acompanhamento de Gestão (SAG) durante o período de férias letivas, acolhendo estudantes da rede estadual e membros das comunidades locais. Regulamentado pela Portaria nº 83/2024 e vinculado à ação Educa Mais Bahia, o projeto vê a escola como um espaço de convivência, promovendo a construção de laços e valorizando os saberes locais.
