Visitas Técnicas para o Plano de Trabalho Anual
A Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seed) deu início, nesta sexta-feira, 6, às visitas técnicas voltadas para a elaboração do Plano de Trabalho Anual (PTA) para 2026. Essa ação faz parte do calendário anual do Ministério da Educação (MEC) e tem como principal objetivo alinhar as políticas educacionais em colaboração entre União, Estado e municípios. A primeira visita ocorreu no Centro de Excelência de Educação Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, na cidade de Nossa Senhora do Socorro, onde equipes da educação de nove municípios, que fazem parte da Diretoria Regional de Educação 8 (DRE 8), se reuniram, além da presença da Diretoria de Educação de Aracaju.
A coordenação dessa iniciativa é feita pela Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam) e conta com um regime de colaboração entre os diferentes entes federativos. Os objetivos são claros: aumentar os índices de alfabetização, garantir que a alfabetização ocorra na idade certa e aprimorar o processo de alfabetização em Sergipe. Esses esforços são realizados por meio do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O público-alvo das visitas inclui diretores regionais, secretários municipais de educação, articuladores do Programa Alfabetizar Pra Valer (PAPV), além de coordenadores e equipes técnicas das secretarias de educação municipais.
Construção Coletiva e Alinhamento de Ações
Segundo Ana Cristina Dantas da Silva, diretora da Ascam, a elaboração do PTA é parte de um movimento nacional promovido pelo MEC, que se dá por meio da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa). “O processo começa pelo Renalfa, que direciona toda a demanda de trabalho para o ano. A primeira grande ação é promover o alinhamento entre os entes federativos. O Plano de Trabalho Anual serve para garantir que MEC, Estado e municípios trabalhem de forma integrada”, destacou.
A gestora também ressaltou que a responsabilidade do Estado é oferecer assessoria técnica aos municípios, levando em consideração os indicadores educacionais mais recentes. “Os municípios analisam os resultados do ano anterior, como as avaliações de fluência, e, a partir disso, elaboram coletivamente seus planos de ação. Estamos visita todas as diretorias regionais com equipes compostas por profissionais de áreas pedagógicas, de colaboração e infraestrutura, que são os eixos fundamentais do PTA”, explicou Ana Cristina.
Fortalecendo o Vínculo entre Estado e Municípios
A coordenadora pedagógica da Ascam, Luciana Bomfim, acrescentou que descentralizar as oficinas é uma estratégia que amplia o diálogo com as diferentes realidades dos municípios. “Ao nos deslocarmos até as diretorias regionais, criamos oficinas menores, que se aproximam da realidade local. Isso não apenas fortalece o vínculo, mas também permite uma escuta mais eficaz, colocando o Estado como um parceiro contínuo dos municípios, e não apenas como um orientador pontual”, afirmou Luciana.
A diretora da DRE 8, Marleide Cruz, enfatizou a importância desse momento para o planejamento educacional de 2026. “Estamos colaborando para construir um plano que contemple ações integradas, respeitando as particularidades de cada município. Esse esforço coletivo é fundamental para melhorar a alfabetização e, por consequência, a qualidade da educação em Sergipe”, avaliou.
Importância do Planejamento Educacional
A coordenadora do PAPV em Laranjeiras, Jaqueline Castro, também reforçou os benefícios dessa construção conjunta. “Esse processo de elaboração coletiva é essencial para que os municípios desenvolvam planos robustos para 2026. Em Laranjeiras, já progredimos significativamente nos índices de alfabetização em 2025 e temos a convicção de que, com o suporte do Estado e dos programas federais, os resultados serão ainda melhores”, completou Jaqueline.
Cronograma das Visitas Técnicas
As visitas técnicas continuarão até o dia 11 de fevereiro e abrangerão todas as dez Diretorias Regionais de Educação, com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O cronograma é o seguinte:
- 06/02/2026 – DRE 8 e DEA – Nossa Senhora do Socorro
- 09/02/2026 – DRE 1 – Estância
- 09/02/2026 – DRE 7 – Gararu
- 09/02/2026 – DRE 9 – Nossa Senhora da Glória
- 10/02/2026 – DRE 3 – Itabaiana
- 10/02/2026 – DRE 5 – Nossa Senhora das Dores
- 10/02/2026 – DRE 4 – Japaratuba
- 11/02/2026 – DRE 6 – Propriá
- 11/02/2026 – DRE 2 – Lagarto
