Qualificação em Turismo: Formatura em Imperatriz
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), celebrou na última sexta-feira (09) a formatura do curso de Agente de Informações Turísticas. O evento marcou a conclusão de um ciclo de aprendizado que visa melhorar o acolhimento de turistas e promover os atrativos naturais e culturais do município.
O curso teve início em 22 de outubro e compreendeu uma carga horária de 200 horas, mesclando atividades teóricas e práticas. O principal objetivo foi capacitar os alunos para oferecer um atendimento eficiente a turistas, visitantes e moradores, além de organizar informações sobre as atrações da cidade, roteiros e eventos culturais.
Eduarda Barros, instrutora responsável pela formação, destacou a importância de abranger diversas áreas essenciais para a atuação profissional no setor de turismo. “As aulas combinaram teoria e prática. Realizamos um City Tour pela cidade para que os alunos pudessem vivenciar e entender melhor o turismo local. As aulas incluíram tópicos como oratória e atendimento ao público”, explicou.
Durante a formação, os alunos também participaram de visitas técnicas a pontos turísticos importantes, enriquecendo o seu conhecimento prático sobre os espaços culturais de Imperatriz.
Esmerahdson Pinto, secretário da Sedec, ressaltou que essa iniciativa faz parte das ações em prol da qualificação profissional e da preparação dos participantes para o mercado de trabalho. “O Poder Público tem a responsabilidade de preparar as pessoas para enfrentar o mercado de trabalho. Nossa missão é justamente capacitá-los para que possam aceitar esse grande desafio”, afirmou.
Após a conclusão do curso, os formandos serão encaminhados ao Sistema Nacional de Emprego (SINE), onde seus currículos e certificados serão inseridos em um banco de dados, facilitando sua inserção no mercado de trabalho. O intuito é ampliar as oportunidades de emprego e aumentar a participação da população economicamente ativa no município.
Entre os formandos, a estudante Monica Alves compartilhou sua experiência durante o curso e o que a conclusão da formação representa para ela. “Foi uma experiência muito produtiva, aprendi bastante. As aulas tiveram muita dinâmica e trabalho. Estou feliz, pois, aos 48 anos, nunca tive a oportunidade de fazer uma faculdade. Esta formação está abrindo portas e ampliando minha visão para, futuramente, realizar um curso superior”, disse.
A formanda Raylane Ferreira também fez questão de comentar sobre suas experiências durante a formação e as atividades práticas que vivenciou. “As aulas foram excelentes, com muito aprendizado. Visitamos vários locais, como a Praça da Cultura, o estádio e a Praça Mané Garrincha. Todos nós estamos felizes com a conclusão do curso e com a colação de grau”, destacou.
O curso de Agente de Informações Turísticas habilita profissionais com competência para:
- Informar e orientar sobre atrativos turísticos naturais e culturais;
- Orientar turistas sobre roteiros, serviços, produtos e programação;
- Prestar informações históricas, culturais e artísticas sobre a região.
