Aumento da Capacidade Assistencial no SUS
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou nesta quinta-feira (22) novos serviços essenciais nos institutos federais do Rio de Janeiro, em um movimento que visa fortalecer a capacidade assistencial da rede federal de saúde. Durante sua visita ao Hospital Federal de Bonsucesso, Padilha ressaltou a importância do programa Agora Tem Especialistas, que busca restaurar o pleno funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
Segundo informações do ministro, a iniciativa resulta em mais leitos abertos, salas cirúrgicas em operação e um aumento significativo no número de pacientes operados e acompanhados com dignidade. “Estamos tornando a rede federal uma referência novamente, após anos de estagnação”, destacou Padilha. A cerimônia de inauguração incluiu a entrega do Centro de Atenção em Ortobiológicos no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) e a implantação da cirurgia robótica e das novas instalações da pediatria oncológica no Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Além dessas novidades, o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) também recebeu novos serviços, como o Serviço de Sequenciamento Genético, o Centro de Telessaúde e o Observatório de Saúde Cardiovascular. Ademais, houve a reabertura de leitos de enfermaria e a retomada dos cuidados paliativos, ações que refletem o comprometimento do ministério em ampliar a assistência oferecida pelo SUS.
