Fortalecendo a Educação com Diálogos Participativos
Na última segunda-feira, dia 10, o auditório da Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz foi cenário do 2º Ciclo de Escutas e Diálogos Pedagógicos, conhecido como 2º Cedip. O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), teve a participação da Secretaria Adjunta de Gestão da Rede de Ensino e da Aprendizagem (Sagea).
Esse encontro faz parte de uma série de atividades programadas para ocorrer entre 3 e 14 de novembro, reunindo educadores e gestores em um movimento que visa fomentar um diálogo participativo e efetivo, com o intuito de aprimorar as práticas pedagógicas na rede pública de ensino.
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Fonte: feirinhadesantana.com.br
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Em Imperatriz, o 2º Cedip foi dividido em duas partes: pela manhã, a atenção foi voltada para professores de gramática e língua inglesa; já à tarde, o foco foi nos docentes das Ciências Humanas.
Durante as atividades, os educadores tiveram a oportunidade de analisar, debater e propor melhorias para os organizadores curriculares da formação geral básica. A professora Fran Pimenta, parte da equipe organizadora, ressaltou a importância do caráter democrático do processo. “Hoje reunimos professores das áreas de humanas e de linguagem para avaliar e modernizar os organizadores curriculares. O objetivo é que todos possam contribuir de forma democrática, participativa e justa, fortalecendo o aprendizado de nossos estudantes”, comentou.
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Fonte: soudesaoluis.com.br
A professora Mariângela Azevedo também se mostrou otimista quanto à adesão do público. “Superamos as expectativas e percebemos a boa articulação existente na URE de Imperatriz. O público presente é de alta qualidade e tem colaborado de maneira significativa. Esta iniciativa da Secretaria de Educação, por meio do Cedip, é fundamental. Neste momento, estamos ouvindo os professores e, em seguida, ampliaremos esse diálogo para as escolas, envolvendo toda a comunidade escolar”, afirmou.
A gestora da URE Imperatriz, Profa. Dra. Orleane Santana, destacou que o 2º Cedip reforçou o compromisso da Seduc-MA com uma formação continuada que seja dialógica, colaborativa e sensível às necessidades do território. “Estamos no caminho certo: fortalecendo o aprendizado e valorizando a escuta de quem está na sala de aula todos os dias: o professor”, finalizou.
