Um Encontro entre Tecnologia e História
IMPERATRIZ – Robôs, programação, colaboração e uma boa dose de curiosidade fazem parte da rotina dos alunos da Escola SESI Imperatriz. Esses estudantes estão se preparando para a temporada 2025/2026 do Torneio SESI de Robótica – Regional Maranhão. A competição contará com a participação de 8 equipes compostas por 41 alunos com idades entre 9 e 19 anos, que se dedicam a uma intensa preparação para o evento marcado para os dias 07 e 08 de fevereiro de 2026, no SESI Clube Araçagi, em São José de Ribamar.
Desde o mês de agosto, os estudantes têm seguido uma rotina intensa de treinos, que se estenderá até a semana que antecede o festival. A temporada deste ano aborda o tema “UNEARTHED”, que propõe a exploração das camadas do solo e os desafios enfrentados na arqueologia, integrando ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM).
Desafiando a Criatividade e a Inovação
Mais do que apenas construir robôs, os alunos foram desafiados a desenvolver soluções tecnológicas para problemas reais da arqueologia. Entre as questões abordadas estão a preservação de sítios históricos, o acesso a áreas de difícil escavação e a proteção do patrimônio cultural. “Aprendemos que tecnologia vai além dos robôs. É sobre solucionar problemas reais. Pensar em como ajudar um arqueólogo com programação e inovação muda completamente nossa percepção”, comenta a aluna veterana Ayla Aressada, da equipe Angel’s.
As equipes também receberam orientação de especialistas em arqueologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema Sul) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Esses profissionais compartilharam experiências valiosas, contribuindo para que os projetos dos alunos se alinhassem às necessidades do campo arqueológico.
A Robótica e Suas Conexões
“Essa troca de conhecimento amplia a visão dos alunos e demonstra que a robótica pode se articular com qualquer área, inclusive com a história e a preservação cultural”, explica o professor e técnico de robótica do SESI Imperatriz, Pablo Mendes. Durante o torneio, os estudantes serão avaliados em seus projetos de inovação, programação e no desempenho dos robôs em missões temáticas, além de sua adesão aos Core Values da FIRST LEGO League (FLL), que promovem cooperação, respeito e espírito de equipe.
A fase regional do Maranhão reunirá 79 equipes da FLL, além de 13 equipes de STEM Racing e 5 equipes do FIRST® Tech Challenge (FTC). O evento destaca a parceria entre SESI Maranhão, FIRST® e Grupo LEGO®, reforçando a importância do ensino de robótica.
Destaque em Robótica Educacional
O SESI Imperatriz tem se consolidado como referência na robótica educacional, contabilizando cinco premiações nacionais ao longo das últimas temporadas. Os destaques incluem o primeiro lugar em Projeto de Inovação – Regional 2025 e o primeiro lugar em Core Values – Nacional 2025, um marco histórico para a unidade em Imperatriz.
Além das equipes do SESI, o torneio contará com a participação de estudantes de escolas públicas atendidos pelo projeto “Prototipando Sonhos”. Essa iniciativa do SESI-MA promove o ensino de robótica gratuitamente em 30 municípios maranhenses, contribuindo para a inclusão social e democratização do acesso à tecnologia.
“Quando observamos alunos de diferentes realidades se unindo para criar, aprender e sonhar, temos certeza de que a robótica é uma ferramenta poderosa de transformação social”, conclui a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar.
