Reconhecimento histórico no Palácio Piratini
Na última semana, a história do Rio Grande do Sul foi marcada por um importante momento de reconhecimento da população negra. Representantes dos Lanceiros Negros de Caxias do Sul, entre eles José da Rosa, Marlova da Costa, Sérgio Ubirajara e José Reis, participaram em Porto Alegre da inauguração de duas esculturas que agora fazem parte do acervo permanente do Palácio Piratini, sede do governo estadual.
Contribuição cultural e social valorizada
As obras, criadas pelo Atelier Coletivo Vinícius Vieira e selecionadas pelo edital Palácio Contemporâneo da Sedac, homenageiam os Lanceiros Negros e as Quitandeiras. A escultura dos Lanceiros destaca a coragem e a luta por liberdade dos combatentes da Revolução Farroupilha, enquanto a das Quitandeiras celebra o papel econômico das mulheres negras no desenvolvimento das comunidades locais.
Avanço na preservação da memória afro-gaúcha
Para a delegação de Caxias do Sul, essa homenagem representa mais que um evento solene. A presença no Palácio Piratini simboliza um avanço significativo na valorização da memória afro-gaúcha e na ocupação de espaços institucionais que historicamente negligenciaram essas histórias e trajetórias.
Leia também: El Niño 2024: Fenômeno Climático Deve Se Intensificar e Impactar Economia Global
Fonte: soudejuazeiro.com.br
Leia também: Rio de Janeiro bate recorde histórico com mais de 1,21 milhão de turistas internacionais em 2026
Fonte: odiariodorio.com.br
